F.A.Q.

Algumas das perguntas feitas com maior frequência

O que é a Broward International University Brazil?

A Broward International University Brazil é a primeira universidade americana em solo brasileiro. Somos um campus avançado da Broward College EUA. Quando o aluno se matricula na BIUB, na realidade, ele está matriculado na Broward College.

O que faz a Broward International University Brazil?

A Broward International University Brazil é uma instituição facilitadora para os brasileiros que sonham em cursar o ensino superior nos Estados Unidos.  Para isso, a instituição assume, em território brasileiro,  a ação pioneira de promover a conexão global e formar grandes cidadãos, com o propósito de oferecer um ensino de excelência jamais visto no país, garantindo aos alunos um futuro em grandes e renomadas instituições americanas.

Em que lugar fica a Broward International University Brazil? Posso conhecer a universidade?

A Broward International University Brazil está localizada em Belo Horizonte, na Avenida Raja Gabáglia, 1143. Será um prazer receber nossos alunos e visitantes.

Quais pré-requisitos são necessários para me ingressa na Broward?

O processo seletivo é idêntico ao realizado nos EUA e ocorre em três etapas. Vejam:

1. Exame admissional: O candidato deverá se submeter ou apresentar nota de um dos exames aceitos nos EUA:
1.1 PERT – Postsecondary Education Readiness Test;
1.2 ACT – American College Testing;
1.3 SAT – Scholastic Assessment Test.

2. Redação: Após aprovado nas etapas anteriores, o aluno deverá enviar uma carta de solicitação de vaga, na qual falará, por meio de uma redação, sobre sua vida pregressa, acadêmica e social, além de justificar o motivo de sua aceitação na Broward.

3. Proficiência em língua inglesa: Pode ser comprovada por meio de um teste on-line ou da apresentação de certificados específicos.

Importante: O aluno que não estiver totalmente preparado na língua inglesa, mas obteve nota não eliminatória, deverá realizar um novo exame (LOEP) que indicará o tempo necessário que precisará frequentar o curso de nivelamento.

Quais os documentos necessários para a matrícula?

a) Comprovantes de pagamento da “parcela 01”.
b) RG* – uma fotocópia autenticada e uma simples.
c) CPF – uma fotocópia simples.
d) Certidão de Nascimento* ou Casamento* – uma fotocópia autenticada e uma simples.
e) Duas fotos 3 x 4 – recentes.
f) Histórico Escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente – duas fotocópias autenticadas.
g) Comprovante de quitação com as obrigações militares* – uma fotocópia autenticada e uma simples.
h) Comprovante de residência – uma fotocópia simples.
i) Título Eleitoral – uma fotocópia simples.
j) Documento comprobatório dos resultados do teste de proficiência em inglês.
k) Entrega de documento comprobatório dos resultados do teste PERT.
Obs: Não serão necessárias cópias autenticadas dos documentos listados nas letras “b”, “d” e, “g”, quando o candidato/aluno, no ato da assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, apresentar ao responsável pelo setor de matrículas os respectivos documentos originais.

Quais os dias e horários para matrícula?

De segunda a sexta, em horário comercial. Maiores informações pelo telefone: 31 3019 7000.

Sou menor de idade. Meus pais ou responsáveis devem vir comigo para realizar a matrícula?

Sim. Se você é menor de 18 anos, a matrícula poderá ser firmada somente pelos seus pais ou responsáveis pela sua guarda, tutela ou pela sua curatela judicial. Aquele que possuir a guarda, tutela ou curatela judicial terá que apresentar a cópia autenticada do documento oficial no ato da matrícula.

Sou maior de idade. Meus pais ou responsáveis devem vir comigo para realizar a matrícula?

Caso os responsáveis pelo pagamento das mensalidades forem os seus pais ou responsáveis, os mesmos deverão estar presentes também no dia da admissão para a assinatura.

Como é realizado o pagamento da matrícula?

O título para pagamento da matrícula é disponibilizado ao candidato no site da universidade, para ser pago em qualquer unidade bancária e apresentado, já quitado, no dia da matrícula.

Posso pagar todas as parcelas do período acadêmico no ato da matrícula?

Sim. Basta procurar orientação com o funcionário da universidade que o atender no momento da assinatura da admissão.

Em caso de desistência da matrícula, como proceder?

Você pode solicitar a desistência da matrícula diretamente na secretaria acadêmica ou pelo site da universidade.

A taxa de matrícula é reembolsável?

Confira as condições sobre os prazos estabelecidos no contrato de prestação de serviços educacionais da Broward International University Brazil.

Qual a duração do período letivo?

Na Broward International University Brazil, o período letivo tem a duração de 02 (dois) anos de estudos, em solo brasileiro, para que o aluno possa amadurecer, estudar e conhecer o modelo de ensino americano. Contudo, o aluno recebe toda a preparação necessária para que ela possa, em sequência, e caso desejar, dar continuidade em seu processo de formação nas universidades da Broward pelo mundo ou em qualquer uma das 4.500 instituições de ensino superior americano.

Durante o período acadêmico, como ficam as mensalidades?

Cada disciplina tem atrelada a ela um determinado “número de créditos”, que podem variar entre 1 e 5 créditos. Na etapa a ser cursada no Brasilserão ofertados entre 60 e 69 créditos ao longo de dois anos. Os valores em dólares são apenas uma referência de valores. No ato de sua matrícula os valores de referência serão convertidos para a moeda nacional e os valores apurados serão válidos para o período contratado, ou seja, 6 ou 12 meses.

Valor de cada crédito para o ano letivo de 2018: U$$ 750,00

Observação: No ato de sua matrícula o aluno deverá optar entre pagar os créditos contratados por qualquer uma das modalidades de pagamento ofertadas:

a) Anual – créditos contratados, divididos pelo número de meses faltantes para o final do ano letivo;
b) Contratar entre 30 e 36 créditos no ano e pagar em até seis parcelas com desconto de 5%;
c) Contratar entre 30 e 36 créditos no anoe pagar à vista com desconto de 10%;
d) Contratar qualquer número de créditos abaixo de 30e pagar em até seis parcelas.

Como é feita a acomodação dos estudantes?

Temos um excelente programa de Hospitality que poderá ser apresentado aos interessados. Os profissionais desse setor auxiliam alunos de fora de Belo Horizonte a encontrar moradia e a se ambientar na nova cidade. Mais informações na administração da nossa unidade.

Quem deve constar no contrato de serviços como contratante?

Deve constar no contrato de prestação de serviços educacionais da Broward International University Brazil o nome do aluno e dos responsáveis legais pelo pagamento das mensalidades, podendo ser os pais, responsáveis legais, ou o próprio aluno. Caso seja impossível a presença do contratante, a matrícula poderá ser feita por meio de procuração.

O contrato de serviços pode ser assinado por procurador?

Sim. O contrato de serviços poderá ser firmado somente por procurador maior de 18 anos. No entanto, a procuração deve ser específica para a assinatura do contrato com a Broward International University Brazil e somente a original poderá ser apresentada, com firma reconhecida em cartório.

As taxas serão pagas em dólar ou em real?

Os valores em dólares são apenas uma referência de valores. No ato de sua matrícula os valores de referência serão convertidos para a moeda nacional e os valores apurados serão válidos para o período contratado, ou seja, 6 ou 12 meses.

Posso estudar em alguma Broward pelo mundo?

Sim, você pode fazer intercâmbios entre as unidades Broward College espalhadas pelo mundo.

A universidade oferece projetos culturais, sociais e esportivos?

A Broward conta com inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas durante os dois anos de estudo na instituição. Oficinas, minicursos, palestras e viagens técnicas fazem parte da agenda que contempla atividades em diferentes áreas abrangendo equitação, enologia, programas de voluntariado, fotografias entre outros.

São pelo menos 30 cursos extracurriculares que possibilitarão o desenvolvimento de vivências e competências que enriquecerão o currículo do aluno da Broward International University Brazil, tornando-o um aluno “desejado”, passível do recebimento de convites e bolsas e não apenas “aceito” pelas grandes universidades norte-americanas. Durante a primeira metade do semestre, os professores e alunos desenvolverão projetos de serviços comunitários que tenham relevância em comunidades carentes de Belo Horizonte e em outras localidades de Minas Gerais.

Quais faculdades internacionais posso cursar ao me matricular na Broward International University Brazil?

Após cursar os dois anos iniciais no Brasil, você estará apto a pleitear uma vaga em qualquer uma das universidades dos EUA.

A Broward International oferece visita técnica acompanhada à Broward USA?

Sim, serão ofertadas três viagens para os EUA. Veja em nosso calendário.

A Broward International University Brazil pode receber estudantes estrangeiros?

Sim. A BIUB está de portas abertas para quem desejar cursar em nossa universidade.

Como descobrir o nível do seu inglês?

Clique aqui e faça um teste preliminar. Não se preocupe, o teste é gratuito!

Links para o teste PERT:

http://perttest.com/what-is-p-e-r-t
https://college.measuredsuccess.com/mscollege/help_resources/P.E.R.T_Study_Guide.pdf
https://college.measuredsuccess.com/mscollege/practiceTest2/index.html

Não domino a língua inglesa! Como proceder?

Não dominar a língua inglesa inglês pode ser um probleminha. Nossos professores são norte-americanos e todo o material didático é neste idioma. Entretanto, caso tenha interesse, e seu inglês não esteja no nível apropriado, temos como resolver.

A Broward oferece cursos de nivelamento na língua inglesa. Os cursos são oferecidos exclusivamente para candidatos e alunos Broward e foram desenvolvidos para que você possa iniciar sua jornada conosco.

Clique aqui e faça um um teste preliminar. Não se preocupe, o teste é gratuito.

Feito o teste e envie seus resultados. Nós da Broward ficaremos honrados em desenvolvermos, juntamente com você, um projeto sob medida, que atenda às suas necessidades.

A universidade oferece bolsas de estudo?

A Broward adota políticas de preços transparentes e justos. Não adotamos preços majorados para geramos descontos fictícios.

Temos como meta a excelência educacional e, por isso, todos os nossos professores são norte-americanos nativos, doutores e/ou PhDs e toda infraestrutura foi planejada para se obter o melhor desempenho possível.

Sendo assim, optamos por não oferecer bolsas de estudo nos 2 primeiros anos de curso.

Em contrapartida, durante este período, preparamos nossos alunos e os deixamos em condições para obter bolsas de até 100% nas principais universidades norte-americanas. Ou seja, após o período brasileiro e, por seus méritos acadêmicos, você poderá estudar com bolsas, parciais ou integrais, em universidades como Harvard, Stanford, Cornell ou Yale. Seu comprometimento e suas notas é que irão conquistar a sua bolsa na instituição que você escolheu. Fazer com que você seja desejado, e não apenas “aceito”, é o nosso desafio.

Quais são os valores praticados pela Broward?

O sistema de ensino superior norte-americano apresenta diferenças significativas em relação ao brasileiro. De modo geral, os cursos de graduação estão distribuídos em três grandes áreas acadêmicas: humanas, ciências sociais e ciências da saúde.

Independente da área, os cursos estão divididos em duas “etapas”: etapa 01 – “Associated Degree” e, etapa 02 – “Bachelor’s Degrees”.

Na fase nacional serão oferecidas disciplinas/créditos exclusivamente para a etapa “Associated Degree”.

Para que o aluno conclua o “Associated Degree”, são necessários “60 créditos”.

Créditos são como matérias. Adquirindo 60 créditos você comprará o direito de frequentar todas as matérias necessárias em seu curso no Brasil.

Cada crédito tem seu valor estipulado em U$ 750,00.

60 créditos x U$ 750,00 = U$ 22.500,00.
U$$ 22.500 x R$ 3,50 = R$ 78.750,00
O valor do dólar para 2018 foi “congelado” em R$ 3,50.
R$ 78.750,00 / 12 mensalidades = R$ 6.562,50

A universidade oferece visitas a universidades americanas em que pretendo pleitear vaga?

Sim. Haverá visitas para as principais instituições de ensino escolhidas pelos alunos. Para efeito de formação de grupos teremos votação aberta ao longo do período letivo. Poderão existir diversos grupos.

Como é a transferência para os Estados Unidos?

Por sermos uma instituição norte-americana, ao final da primeira etapa (02 anos), você será automaticamente aceito (aceitação garantida) em uma das 12 universidades do estado da Flórida ou na própria Broward U.S.A.

Além disso, você poderá optar por qualquer universidade do sistema de ensino norte-americano. Quem define seu destino é você!

A Broward atua em 12 países oferecendo a seus alunos o “Assossiate Degree”. A conclusão do “Bacharel Degree”, ocorre, obrigatoriamente, nos EUA. Temos alunos estudando em todas as grandes universidades americanas, como por exemplo Harvard, Stanford, Cornell e a Johns Hopkins.

Na Broward iremos elaborar, juntamente com você, um projeto para que você conclua seu curso na universidade que você escolher. Fazer com que você seja desejado, e não apenas “aceito”, é o nosso desafio.

Já curso ou cursei alguma matérias em outra universidade. Posso aproveitar os crédito é eliminar matérias?

Somos uma instituição genuinamente norte-americana. Não temos nenhum vínculo com o MEC. Nossos cursos são ministrados por professores norte-americanos.

O processo de análise de disciplinas é complexo e leva um certo tempo. Além disso, o custo desta avaliação é bastante elevado (deve ser feito por empresas e instituições credenciadas ao sistema de ensino norte-americano.

Quando temos um caso como o seu, a própria Dra. Kimberly Marie Jones, Ph.D (Academic Dean), em uma entrevista, verificará seu histórico, e, em conjunto, vocês poderão decidir quais disciplinas valem a pena serem submetidas à análise do sistema de ensino norte-americano. O processo leva cerca de 90/180 dias. Quando a Broward entende que o caso pode ter um resultado favorável para o aluno, subsidiamos algumas taxas. (O valor aproximado cai para algo como U$ 100,00 por disciplina.)

Por ser um processo que demanda muito tempo, dedicação e recursos financeiros, a Broward só se compromete em sua execução quando o solicitante já é um aluno efetivamente matriculado.

Gosta da ideia de podermos eliminar algumas de suas disciplinas? Inscreva-se em nosso processo seletivo e vamos dar início a sua jornada em busca de um diploma internacional.

Como é o processo seletivo? Existe algum vestibular?

Na Broward University não adotamos o processo de vestibular tradicional, onde todos os candidatos fazem provas no mesmo dia, e, dezenas ou centenas, disputam a mesma vaga. Nosso processo ocorre por agendamento no dia e horário de sua preferência.

Sim, somos diferentes! Faz parte dos princípios da Broward, respeitar seus alunos e suas individualidades.

O processo seletivo tem custo único de R$ 350,00, (trezentos e quinze reais) e é composto por três etapas:

Etapa 1: LOEP – teste de proficiência em inglês.
Etapa 2: PERT – teste de raciocínio lógico, matemática e conhecimentos gerais.
Etapa 3: Redação e entrevista.

Caso você tenha curiosidade em entender o “nível de dificuldade dos testes”, seguem links para acesso a seus “simulados”. Faça os simulados e envie-nos os resultados.

SIMULADOS e MATERIAL DE ESTUDO – PERT:
http://perttest.com/what-is-p-e-r-t
https://college.measuredsuccess.com/mscollege/help_resources/P.E.R.T_Study_Guide.pdf
https://college.measuredsuccess.com/mscollege/practiceTest2/index.html

SIMULADO TESTE DE INGLÊS
http://www.broward.edu/academics/ce/Pages/englishselftest.asx

Quais cursos a Broward oferece?

Na Broward você escolhe a sua área de estudos durante o seu curso!

O sistema de ensino superior norte-americano apresenta diferenças significativas em relação ao brasileiro. De modo geral, os cursos de graduação estão distribuídos em três grandes áreas acadêmicas: humanas, ciências sociais/exatas e ciências da saúde.

Independente da área, os cursos estão divididos em duas “etapas”:
Etapa 01 – “Associated Degree” (a ser cursado no Brasil).
Etapa 02 – “Bachelor’s Degrees” (a ser cursado nos EUA).

No primeiro ano de curso da etapa 01, serão ofertadas disciplinas/créditos acadêmicos que compõem a base para toda e qualquer área pretendida. Ao longo do primeiro ano, o aluno, em conjunto com seus orientadores, irá escolher/determinar a área específica a ser “trilhada”. Essa escolha é individual. O que faremos durante o processo, será auxiliá-lo a identificar habilidades e vocações, para que a escolha seja a melhor possível.

Clique aqui e veja alguns exemplos de “trilhas/áreas a serem cursadas.

Além disso, a intenção desta “etapa inicial” é proporcionar aos jovens, a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos gerais de tal forma que a se tornarem indivíduos socialmente capazes e culturalmente ativos.

Ao final dos dois primeiros anos, e, já tendo cursado algumas disciplinas específicas de sua área, você estará apto a se transferir para os EUA e escolher entre as 180 opções de cursos que temos na Broward EUA, ou, optar por qualquer um dos milhares de cursos existentes em qualquer universidade americana a sua escolha!

Quero cursar Direito! O que preciso saber?

O curso de direito é, o único dentre todos, que possui uma particularidade: ele dificilmente será revalidado no Brasil. Caso você opte por estudar na Broward, o seu caminho levará a obtenção de um certificado norte-americano.

Para que você tenha o diploma válido no Brasil, você teria de, em paralelo ao seu curso americano, estudar a legislação brasileira.

É o que você procura? Um curso de direito norte-americano?

Com nossa formação você poderá, por exemplo, se especializar em direito internacional e atuar em grandes empresas. Além disso, existe também a possibilidade de atuar em um escritório onde responda pela parte internacional e, seus colegas, pela parte nacional. É isso que você procura?

Quero estudar medicina! O que preciso saber?

O sistema de ensino superior norte-americano apresenta diferenças significativas em relação ao brasileiro. Nos EUA não existe um “curso de medicina”. Lá, medicina é um doutorado e deve ser cursado após você ser um “biólogo” ou um “químico”.

O aluno interessado em cursar medicina nos EUA, percorrerá as seguintes etapas:

Etapa 01 – “Associated Degree”, a ser cursado no Brasil em dois anos – 60 créditos (créditos são como matérias).

Etapa 02 – “Bachelor’s Degrees”, a ser cursado nos EUA em dois anos – 60 créditos.
O aluno deverá se graduar OBRIGATORIAMENTE em BIOLOGIA ou QUÍMICA.

Etapa 03 – Se submeter ao Medical College Admission Test (MCAT).

Em termos gerais o MCAT, é um exame nacional onde você será “classificado em acordo com suas notas”. Quanto melhor for o seu desempenho, maiores são as chances de você estudar na instituição que você escolheu.

Etapa 04 – Doctor of Medicine (M.D.) – os cursos podem variar de 2 até 4 anos de duração, dependendo da carreira e da especialização que o aluno pretende seguir.

Etapa 05 – Residência, que pode ser cursado nos EUA, ou no Brasil.

Meu diploma valerá no Brasil?

Em 13/12/2016 o MEC publicou a portaria 22, que regula a “revalidação de diplomas de graduação estrangeiros”. A portaria descreve o passo-a-passo para que o aluno solicite a revalidação de seu diploma no Brasil. A Broward oferece a seus alunos todo o apoio e suporte durante este processo. Popularmente o processo é conhecido como “revalida”, e, após o programa “Mais Médicos” do governo federal, se tornou bastante prático e simples.

De um modo geral, um curso de medicina no Brasil terá 6 anos de duração e o aluno, ao final de seu curso, será um “bacharel” em medicina. Tendo ainda pela frente as especializações e a residência. A formação norte-americana, tem, um mínimo de 6 anos, podendo chegar a 8, sendo que o tempo de duração vai depender da área de especialização escolhida. Também é possível realizar a residência nos EUA.

Quanto é a mensalidade dos cursos?

Na fase nacional serão oferecidas disciplinas/créditos exclusivamente para a etapa “Associated Degree”. Para que o aluno conclua o “Associated Degree”, são necessários “60 créditos”.

Independente do curso, o investimento para o ano de 2018 será de R$ 78.750,00.

Usualmente, nos Estados Unidos da América, os serviços educacionais do ensino superior são cobrados em forma de “semestralidade ou anuidade” e são pagos à vista. Na Broward Brasil, você poderá dividir este valor em até 12 parcelas, o que resulta em R$ 6.562,50 mensais.

Caso seja do seu interesse, praticamos descontos para pagamento à vista.

O que é o Teste Oxford?

O Teste Oxford é um teste mundialmente reconhecido e aceito por grandes instituições como ferramenta para “aferição” da proficiência de um candidato que irá fazer uso da língua inglesa em cursos e no seu dia-a-dia.

É necessário fazer o Teste Oxford para ingressar na Broward?

Sim, é. A Broward adotou o Teste Oxford como “pré-etapa” de seu processo de seletivo. Quando um candidato se submete “diretamente” aos testes oficiais da Broward College – EUA, suas notas ficarão registradas em nosso sistema e irão acompanhar sua vida acadêmica para sempre.

O Teste Oxford é pago?

Sim, é. Mas não se preocupe. O valor pago será integralmente abatido no ato de sua inscrição para o processo seletivo da Broward.

Porque tenho de fazer o Teste Oxford?

Quando submetemos nossos candidatos ao Teste Oxford, temos condições de identificar, com precisão, o “nível de proficiência” de cada candidato. Desta forma, conseguimos traçar um projeto específico e individualizado.

Se sua nota for maior ou igual a 98 pontos, em um total de 125 pontos, o candidato será classificado como “indicado” para se submeter ao processo seletivo formal.

Se a nota for inferior a 98 pontos, iremos traçar um projeto específico para o seu caso, de tal forma a possibilitar que, no menor prazo possível, você esteja “apto” a realizar o processo de seleção formal.

O Teste Oxford pode me reprovar no processo seletivo da Broward?

Não, nesta etapa não existe “reprovação”. A função do teste é nos apontar o seu nível de proficiência na língua inglesa.

Caso minha nota seja abaixo da recomendada no Teste Oxford, quais são minhas opções?

Caso sua nota fique abaixo de 98 pontos, em um total de 125 pontos, a Broward, em conjunto com a Lingua Language School, parceira oficial da Broward College – EUA, lhe apresentará um de seus três módulos de aperfeiçoamento super intensivos para que você, aqui no Brasil, possa “recuperar o tempo perdido”, de forma prática, rápida e econômica.

Os módulos Básico, Intermediário e Avançado, tem duração de 8 semanas, e carga horária de 144h/aula. Cada módulo equivale a praticamente 2 anos de um “curso comum” de inglês, com duas aulas de 50 minutos por semana. Nossa intenção é colocá-lo, em um curto espaço de tempo, apto a se matricular em um curso superior norte americano.

Quanto custa cada módulo do Lingua Language School?

Agora não é a hora de se preocupar com valores. Primeiro, precisamos saber qual será a sua nota no Teste Oxford, e, aí sim, traçaremos um projeto específico para que você possa realizar seu sonho de estudar nos E.U.A..

E temos uma boa notícia!

50% do valor que você investir no curso de nivelamento (valores efetivamente pagos pelas aulas) serão utilizados como parte do pagamento de seu curso superior na Broward. Sim! 50% do valor investido, será convertido em crédito e utilizado como parte do pagamento de seu curso superior na Broward.

Venha para a Broward

E seja a mudança que você gostaria de ver no mundo.

Quero me inscrever!